segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Excel: Infográficos - Você sabe o que é PowerMap?

Cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, os infográficos, segundo o Wikipedia,  "são um tipo representação visual gráfica, muitas vezes complexa, que facilita a compreensão de conteúdo, em que apenas texto escrito dificultaria o entendimento. Os infográficos jornalísticos costumam ser caracterizados pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas, cujo objetivo é a explicação de algum conteúdo para o leitor. Além do seu uso no meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações".

Exploraremos neste artigo um recurso pouco conhecido do Excel, chamado PowerMap. De uso relativamente simples, os PowerMaps são elementos importantíssimos para a criação de infográficos.




Preparando o ambiente

O Power Map é um recurso disponível nas versões Office 2013 e Office 365. Ele não vem instalado no Excel. Para utilizá-lo, baixe-o no site abaixo e siga as instruções de instalação:

Power Map Preview for Excel 2013

Criação do Modelo Base

Para melhor fixação, elaboramos um modelo bastante simples, onde simulamos uma empresa com filiais em quatro estados (MG, RJ, ES e SP), e seus faturamentos mensais de jan/2005 até nov/2014.


Assim, podemos analisar o acumulado e também mês a mês, para acompanharmos a evolução do faturamento.

Criando o PowerMap

Para criarmos nosso Powermap, primeiro selecionamos alguma célula dentro da tabela que será a origem para nosso gráfico e, em seguida, menu INSERIR / MAPAS / INICIAR O POWER MAP.




O aplicativo Power Map é iniciado. O primeiro passo, conforme o nosso modelo, é informar que nosso campo UF corresponde ao cadastro ESTADO/PROVÍNCIA já cadastrados no PowerMap, e em seguida clicar em AVANÇAR.



Agora informamos a coluna FATURAMENTO para iniciarmos o gráfico. Notem que já temos uma barra de faturamento para cada estado.


Podemos agora escolher qual método de representação queremos para o faturamento.

Marcador cheio:


Marcador com degradê:


Estado cheio (graduação por intensidade):


Atualizando as informações do infográfico

Quando nossa base de dados sofre qualquer alteração, precisamos atualizar os dados de nosso infográfico. Passa isso, basta clicar em ATUALIZAR OS DADOS.


Inserindo o infográfico na planilha

Na opção CAPTURAR TELA, efetuamos uma cópia da imagem atual.


Agora, basta colar a imagem na planilha e redimensioná-la conforme a necessidade;


Alterando formatos do mapa

Podemos alterar o TEMA, dando outras aparências ao nosso mapa. Podemos também inserir RÓTULOS DE MAPA, para que os nomes das divisões (cidades, estados, países,...) apareçam no mapa.



Podemos optar por  MAPA "GLOBO" ou MAPA PLANO:


Criando seu infográfico em Vídeo

Agora, como temos em nossa tabela o faturamento por estado e por mês e ano, podemos criar um vídeo, isso mesmo, um "vídeo", para visualizarmos uma animação da evolução do faturamento desde o início.

Para isto, coloquem no campo HORA a coluna MÊS E ANO. Notem que, após essa operação, passamos a ter em nosso gráfico o símbolo "play", abaixo destacado em amarelo. Cliquem nele e vejam a animação funcionando: 






Existem inúmeras características que podemos acrescentar à nossa animação, mas, para não complicar e dar uma noção mais direta do assunto, deixemos essas características adicionais para um artigo específico.

Para gravarmos um vídeo, formato MP4, com a nossa animação, basta clicar em CRIAR VÍDEO:



Agora informamos qual a resolução desejada:


Informamos o nome e o diretório onde nosso vídeo será gravado:


Pronto. Vídeo criado.


Abaixo, um vídeo que criamos aqui rapidamente para ilustrar essa operação:


Mostramos neste artigo apenas os primeiros passos para a criação de infográficos com o uso dos PowerMaps. O assunto é vasto e as possibilidades infinitas. Não deixem de assistir aos vídeos referenciados abaixo, eles lhe darão uma idéia do quão poderosa é essa ferramenta:

Exemplos incríveis de uso do Power Map



Esperamos que vocês tenham entendido e que consigam aplicar no seu dia-a-dia.

Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Leiam também outros artigos em NOSSO BLOG.

Contem conosco!


Curta a nossa página


Novembro/2014

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe