quinta-feira, 6 de junho de 2019

Microsoft PowerBI - Visuais personalizados - Gráfico de direção de forças

O que são Visuais Personalizados


O PowerBI possui diversos tipos nativos de controles, aqui chamados de "visuais". Através deles montamos nossos painéis.

Praticamente tudo o que pudermos pensar em matéria de apresentação de informações, com objetivo de análise de dados, conseguiremos fazer com os visuais básicos.

Porém, muitas empresas desenvolvem novos visuais, com as mais diversas finalidades,  e esses visuais, alguns gratuitos e outros comercializados, são publicados no Marketplace do PowerBI.


Marketplace

Como dito anteriormente, o MaketPlace é o local oficial para distribuição dos visuais personalidados, sejam gratuitos ou não, e lá podemos encontrar toda sorte de visuais, para as mais variadas funcionalidades. O endereço é:https://appsource.microsoft.com/pt-br/marketplace/apps?product=power-bi-visuals




Origem de dados

Utilizaremos como origem de dados uma planilha Excel. Essa planilha foi contém informações sobre a tramitação de processos, evento corriqueiro em prefeituras, secretarias e muitos outros tipos de empresas. Notem nas colunas DE e PARA, na ilustração abaixo, a movimentação dos processos pelas áreas da instituição. É essa movimentação que será representada, graficamente, com a utilização de nosso Visual Personalizado.



Utilizando um Visual personalizado

Para o nosso exercício, selecionamos um controle muito interessante, o Force-Directed Graph:

Aqui, baixamos o Visual e, em seguida, iremos importá-lo em nosso PowerBI.


Importação de visual a partir de um arquivo

Para importamos um visual, clicamos nos três pontinhos, posicionados ao final da caixa de Visualizações, conforme demonstrado abaixo:


Para o este exercício, utilizaremos o Visual Force-Directed Graph, conforme abaixo:




Para criarmos nosso objeto, clicamos no link do Visual.  Um objeto será inserido, conforme abaixo:

Este visual é utilizado para representar relações entre elementos, como, por exemplo, as etapas de um processo ou, no nosso caso, a tramitação de um determinado processo entre os órgãos pelos quais o processo passou.

Na ilustração abaixo, informamos no campo origem o órgão DE onde partiu o processo e em DESTINO o órgão PARA o qual o processo foi enviado:


Em seguida,  utilizamos o campo TIPO DE VINCULO para informarmos (opcionalmente) qual foi o MEIO utilizado para a o envio do processo:


Em seguida, informamos o desejo de representar a direção do fluxo, de ->para com uma seta. 
Utilizamos também rótulos, e definimos que a cor de cada linha será definida pelo tipo de link (no nosso caso, o MEIO)


Abaixo, vemos os efeitos das alterações feitas no passo anterior.




Abaixo, apresentamos o painel após sua conclusão:


Leiam também outros artigos em NOSSO BLOG.


Contem conosco!
Curta a nossa página

Junho/2019

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World
Google+  +gilberto gomes



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe