terça-feira, 3 de setembro de 2013

Excel: Você sabe usar a função "ÍNDICE"?



O Excel possui algumas funções que fazem muita diferença em nosso trabalho. Uma delas é a função ÍNDICE. Ela tem um funcionamento muito simples: basicamente busca em uma matriz o valor que está no cruzamento de uma linha com uma coluna. Para estudarmos essa função criamos um cenário bastante comum. Exploraremos neste artigo, de forma muito simples, porém, completa, o uso dessa função desconhecida pela maioria de nós.






Criaremos aqui o cenário de uma transportadora que, para calcular o frete, precisa encontrar a distância entre duas cidades. Nosso exemplo é pequeno, com apenas quatro cidades, fácil de pesquisar visualmente; mas poderiam ser 400 cidades ou mais! Façamos funcionar então:

Temos abaixo uma tabela de distâncias entre quatro capitais:



Interpretando a tabela.....

Do Rio de Janeiro (SEGUNDA LINHA DA MATRIZ) até São Paulo (TERCEIRA COLUNA DA MATRIZ), por exemplo, temos 450 quilômetros, conforme a tabela. (MATRIZ; 2; 3)

De Belo Horizonte (PRIMEIRA LINHA DA MATRIZ) até VITÓRIA (QUARTA COLUNA DA MATRIZ), por exemplo, temos 550 quilômetros ( MATRIZ; 1; 4), e assim sucessivamente.

Sintaxe da Função ÍNDICE: =INDICE(MATRIZ; LINHA; COLUNA).

Apliquemos a sintaxe acima em nosso modelo:




Notem os três argumentos:

  1. MATRIZ (C3:F6) - Intervalo de C3 até F6
  2. LINHA (C8)
  3. COLUNA (E8)

IMPORTANTE DEMAIS:  O número da linha da matriz NÃO TEM RELAÇÃO com o número da linha da planilha. Notem que, no nosso exemplo, a linha 2 da MATRIZ está, fisicamente, na linha 4 da PLANILHA.


Pronto. A fórmula que utiliza a função ÍNDICE está criada.


Alterem o número da linha e da coluna desejadas para quaisquer outros valores , desde que válidos (1 a 4), e vejam que a distância exibida é exatamente o cruzamento da linha X com a coluna Y.




Este exercício está pronto!

Mas....

  • e se o usuário informar um número fora da faixa válida (1 a 4, nesse exemplo)?
  • e se o usuário digitar a sigla da cidade ao invés do número da linha ou coluna?
Como prevenir erros como esses? Exitem algumas maneiras. Exploraremos duas delas no contexto atual com a leitura de dois artigos: 
Para fazer o download do modelo utilizado, CLIQUE AQUI.


Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Contem conosco!

Julho/2014


GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe