terça-feira, 3 de maio de 2016

Excel: Conceitos Básicos - Entendendo a estrutura

Estudaremos aqui a estrutura básica dos objetos Excel. Historicamente, quando falamos em “enviar uma planilha Excel” para alguém, temos em mente “anexar o arquivo inteiro” em e-mail e enviar, ou copiar o arquivo para um pen drive, ou algo equivalente. Para evitar pequenos enganos, detalharemos, aqui, os principais elementos estruturais do Excel. São eles: PASTA DE TRABALHO, PLANILHA, LINHAS, COLUNAS e CÉLULAS.








Pasta de Trabalho

Pasta de trabalho é o arquivo Excel, aquele que é copiável, anexável, eliminável do disco enfim, é o que chamávamos, antigamente, de planilha Excel. Hoje, chamaremos os arquivos com extensão XLS, XLSX, XLSM e outros XLS* de pastas de trabalho.




Na ilustração acima, apresentamos o conteúdo de uma pasta em disco, onde vemos diversas pastas de trabalho Excel. Deixamos, na amostra, duas PASTAS DE TRABALHO selecionadas, onde a primeira possui a extensão XLSX e a segunda a extensão XLSM.

Arquivo XLSX

O Microsoft Excel, até a versão 2003, tinha como extensão padrão de suas pastas de trabalho a extensão XLS. Uma pasta de trabalho Excel, além de planilhas, pode conter macros. Macros são programas, escritos em linguagem de programação Visual basif for Application (VBA), voltados, normalmente, para automação de processos e facilitação do manuseio pelos usuários, porém, são programas potencialmente perigosos, se considerarmos o poder que a linguagem oferece. Utilizando esses recursos de programação, programadores mal-intencionados podem desenvolver, com alguma facilidade, vírus bastante perigosos. Assim, por questões de segurança, a Microsoft optou por criar um tipo de pasta de trabalho que, ao contrário das versões anteriores (extensão XLS), não carrega macros: este é o formato XLSX.

Arquivo XLSM

A diferença deste tipo em relação ao anterior é a possibilidade de trazer macros. Assim, quando recebemos um arquivo XLSX já sabemos que ele é 100%, sem riscos, porém, ao recebermos um XLSM, temos que ficar atentos pois eles podem contem macros. O próprio Excel nos alerta, via seus parâmetros, quanto à existência de macros no arquivo e nos questiona sobre o conhecimento de suas fontes. Se nós, usuários, sabemos qual a origem do arquivo e confiamos nela, podemos habilitar as macros, caso contrário, o Excel irá abrir o arquivo como se fosse do tipo XLSX, sem macros, anulando quaisquer riscos de segurança.

Planilhas

Uma pasta de trabalho é formada, principalmente, por planilhas.O número de planilhas, em uma pasta de trabalho, é limitado pela memória disponível e pelos recursos do sistema. Por padrão, são três planilhas iniciais, mas podemos inserir livremente. Abaixo, vemos um arquivo Excel em seu estágio inicial:


 
Podemos notar que esta pasta de trabalho possui, inicialmente, 3 planilhas, nomeadas PLAN1, PLAN2 e PLAN3.

Linhas e Colunas

Uma planilha é, basicamente, uma matriz, bidimensional, formada por linhas e colunas. O Excel possui, como limites, 1.048.576 linhas por 16.384 colunas. As linhas são numeradas sequencialmente e as colunas são, para tornar a compreensão mais didática, rotuladas por letras, partindo do A, em seguida B, C,..., AA, AB, AC,... finalizando em XFD.

Células

Conforme explicamos no tópico anterior, uma planilha Excel é uma matriz bidimensional padrão, formada basicamente por linhas e colunas. Ao cruzamento de uma linha com uma coluna, damos o nome de célula. Vejamos, abaixo, uma ilustração onde destacamos uma linha, no caso a linha 4, e uma coluna, no caso, a “C”.




À intercessão da coluna C com a linha 4, será conhecido por nós, a partir deste momento, como CÉLULA C4. As células são referenciadas através da junção do rótulo da coluna com o número da linha.



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Maio/2016


GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World

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