terça-feira, 3 de maio de 2016

Excel: Criando fórmulas com as quatro operações básicas

As planilhas são, normalmente, voltadas para a criação de controles, geralmente numéricos, efetuando, quase sempre, cálculos matemáticos, através do uso de fórmulas. As fórmulas Excel seguem rigorosamente as mesmas regras que aprendemos na escola primária, no que tange à priorização de operações, definição de contextos das operações e assim por diante.








Exemplo simples de planilha

Criaremos aqui um modelo, extremamente simples, onde informaremos o nome de um produto, seu preço UNITÁRIO, uma QUANTIDADE comercializada, para, em seguida, calcularmos o TOTAL comercializado. Assim, preenchemos a planilha conforme tabela abaixo:
·         A3: PRODUTO, A4: UNITÁRIO, A5: QTD e A6: TOTAL



Podemos formatar, livremente, as células no que se refere a cor de letra, cor de fundo, bordas e outros tipos de formatação, utilizando a barra de ferramentas, onde notamos, facilmente, elementos de formatação.
Dando continuidade à criação de nossa planilha, preenchemos a célula B3 com um nome de produto, a célula B4 com um valor UNITÁRIO e a célula B5, com uma QUANTIDADE comercializada. Notem que, para melhorar a apresentação dos valores, formatamos o número com o uso de separador de milhares, conforme ilustramos abaixo:











Agora, desejamos que a célula B6, TOTAL, seja um cálculo, resultado da multiplicação do valor UNITÁRIO pela QUANTIDADE comercializada. Ou seja, UNITÁRIO (B4) x QTD(B5). Assim, precisamos escrever uma fórmula para a célula B6.
Importante: Todas as fórmulas, no Excel, precisam ser iniciadas com o sinal de “=”. Sempre que o primeiro caractere de uma célula for “=”, o Excel tentará interpretar seu conteúdo e processar uma fórmula; ele tentará calcular.
Então, nossa fórmula para a célula B6, ficará assim: =B4*B5



Acima, vemos na primeira imagem o momento da digitação da fórmula e, na segunda, destacados em amarelo, o resultado (237,00), presente na célula B6, cuja fórmula está evidenciada na barra de fórmulas (=B4 * B5). As fórmulas aceitam, conforme princípios matemáticos, a contextualização e priorização de cálculos com o uso de “( )”, parênteses, definindo claramente qual a ordem de realização dos cálculos. Por exemplo, na fórmula hipotética abaixo, serão 3 as operações realizadas: A primeira será a multiplicação de B4 * B5, a segunda, a divisão de B4 / B5, e, por último, a soma dos dois termos resultantes, conforme uma equação padrão, conforme aprendemos na escola primária.
=(B4 * B5) + (B5/B4)
As fórmulas são limitadas a, no máximo, 16.384 caracteres.

As fórmulas podem fazer referências a células na própria planilha e também a células de outras planilhas, estando na mesma pasta de trabalho ou não, passando, assim, a dar características de tridimensionalidade às fórmulas. 


Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.com.br.

Leiam também outros artigos em NOSSO BLOG.

Contem conosco!

Maio/2016

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World
- See more at: http://excelline.blogspot.com.br/2015/07/excel-funcao-minimo-com-condicoes.html#sthash.8p8ntp4X.dpuf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe