quarta-feira, 2 de julho de 2014

Excel - Como inverter facilmente as orientação das células usando a FUNÇÃO TRANSPOR

Quem nunca precisou inverter os títulos de uma tabela? Tirar da horizontal e passar para a vertical e vice-e-versa? Muitas vezes vemos as pessoas redigitando tudo, quando, na verdade, o Excel já tem maneiras super simples para resolver este problema.

Apresentaremos neste artigo duas delas: A primeira, mais simples, usando o COPIAR/COLAR e a segunda, bem mais eficiente, utilizando uma função matricial chamada TRANSPOR.

Preparando os trabalhos
Temos abaixo uma planilha simples que se propõe a ser uma tabela de distâncias entre cidades. Hipoteticamente escolhemos 4 cidades, colocamos seus nomes nos cabeçalhos das colunas e desejamos que as mesmas cidades apareçam nas linhas, por se tratar de uma tabela de referência cruzada. Veja abaixo:


Como podemos então, sem digitar os nomes novamente, alimentar as células B3:B6, conforme ilustração anterior?

Utilizando o Copiar/Colar para inverter 

Utilizar o COPIAR/COLAR para resolver este problema é muito simples. Colocaremos aqui um passo-a-passo:

1 - Selecione o intervalo que você deseja que seja copiado invertido para outro local, no nosso caso, C2:F2.
2 - Tecle CTRL+C para copiar ou faça via menu conforme ilustrado abaixo:


3 - Selecione a célula que receberá os dados invertidos, no caso, célula B3.
4 - Agora utilizaremos o COLAR ESPECIAL, conforme ilustrado abaixo:


 5 - Dentre as opções do COLAR ESPECIAL, marque a opção TRANSPOR e clique em OK


Feito! As células foram copiadas para a posição desejada sem que tivéssemos que redigitar. Esse método é muito simples, porém, não é o mais eficiente. Uma vez copiado para o outro eixo, se precisarmos, por exemplo alterar a ordem das cidades ou mesmo o nome de alguma, precisaremos copiar novamente ou editar diretamente nos dois locais, uma vez que UMA ÁREA NÃO FICA VINCULADA A OUTRA.


Exploraremos agora uma forma mais eficiente.

Utilizando a função matricial TRANSPOR

TRANSPOR é uma função nativa do Excel utilizada especificamente para inversões de eixos. Quando queremos, por exemplo que uma região X seja igual a uma região Y invertida, mantendo a referência sempre ativa, garantindo que a alteração da região X seja refletida na região Y, precisamos utilizá-la.

Mostraremos abaixo sua utilização de forma detalhada tomando como base a mesma tabela do início deste artigo.

Nossa tabela possui nomes de quatro cidades dispostas horizontalmente. Queremos que esses mesmo nomes apareçam na vertical, no endereço destacado na ilustração seguinte.

1 - Selecione o intervalo que receberá as cidades transpostas, no nosso caso, selecione B3:B6.


2 - Com as quatro células marcadas, digite a fórmula =TRANSPOR(C2:F2) e, ao final NÃO TECLE ENTER. A função TRANSPOR é uma função matricial. Funções matriciais pertencem a um grupo de células, a uma matriz, e não a uma célula especificamente. Em outras palavras queremos que uma REGIÃO INTEIRA faça referência A OUTRA REGIÃO INTEIRA. Então, em casos de funções matriciais, sempre encerraremos a digitação das fórmulas com CTRL+SHIFT+ENTER. Então, ao final da digitação da fórmula tecle CTRL+SHIFT+ENTER.


Feito! Agora temos a seguinte situação: Nosso intervalo B3:B6 é igual ao intervalo C2:F2 com o eixo invertido. Note, ilustrado abaixo, na barra de fórmulas que a nossa formula TRANSPOR  aparece entre CHAVES, o que evidencia ser uma fórmula matricial. A mesma fórmula estará presente nas quatro células do nosso intervalo B3:B6.


Assim, se alterarmos alguma célula no intervalo de origem, essa alteração será refletida no intervalo de destino. Veja abaixo o que aconteceu quando alteramos a cidade de VIX para VITÓRIA.




Para fazer o download do modelo concluído, CLIQUE AQUI.

Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Contem conosco!

Julho/2014

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe