terça-feira, 12 de agosto de 2014

Excel: Inserindo um "semáforo" em seu Dashboard

Sempre que pensamos em um Dashboard, imediatamente criamos na cabeça uma imagem que envolve gráficos, tabelas, semáforos e indicadores visuais de performance. Apresentamos, anteriormente, no artigo "Excel: Como inserir um "Velocímetro" em um Dashboard?" como inserir velocímetros em nossos Dashboards. Mas, e os semáforos? Semáforos são utilizados exatamente como os vemos no trânsito: VERDE significa "tudo bem", AMARELO é alerta e VERMELHO significa pare. Existem muitas maneiras, no Excel, para a criação de “semáforos”.

Apresentaremos neste artigo, uma forma na qual utilizaremos recursos já discutidos em artigos anteriores, dentre os quais, o principal será o recurso CÂMERA.




Desenvolvimento

Para o desenvolvimento deste artigo, utilizaremos como base de conhecimento para os seguintes artigos:






Uma vez que já sabemos utilizar os controles de formulários, conhecemos a função DESLOC e sabemos utilizar a Câmera do Excel, partamos para a montagem do semáforo.

Para este artigo, optamos por colocar as imagens em uma planilha (IMAGENS SEMÁFORO) e o exercício em outra (SEMÁFORO)

Parte 1 - Preparando as imagens

Passo 1.1 - Obtenha as três (ou mais) imagens que irão representar os seus estágios semafóricos. No nosso artigo teremos três imagens, SINAL VERDE, SINAL AMARELO e SINAL VERMELHO. Teremos um quarto estágio, o DESLIGADO, mas não precisaremos de imagem para este.

Passo 1.2 - Posicione as três imagens, conforme ilustramos abaixo, sendo que deverão ficar lado-a-lado, cada uma em uma célula, sendo três colunas distintas, rigorosamente na mesma linha. Vejam ilustração abaixo e notem que seguem rigorosamente as recomendações de posicionamento, colunas G,H e I e la linhas de número 6:


2 - Preparando o semáforo

Passo 2.1 - Criaremos neste artigo um conjunto de controles de formulários composto por uma CAIXA DE GRUPO, com o título "Escolha o estado do semáforo" e quatro BOTÕES DE OPÇÃO, intitulados VERDE, AMARELO, VERMELHO e DESLIGADO


Passo 2.2 - Vincular os BOTÕES DE OPÇÃO à célula D6, conforme abaixo:



Lembrando que basta efetuar este procedimento de vinculação com apenas um dos botões. Como estão dentro da mesma CAIXA DE GRUPO, ou seja, no mesmo contexto, os demais recebem, obrigatoriamente, a mesma célula de vínculo.



A segunda parte está pronta. Jé temos o nosso mecanismo que será utilizado para alternar o semáforo.

Parte 3 - Criando e ativando a Câmera que irá exibir o semáforo

Passo 3.1 - Crie um objeto Câmera, conforme aprendemos no artigo Videoaula Excel: Utilizando Câmera do Excel para exibir imagens, como ilustrado abaixo:



Passo 3 - Definam um nome "SEMAFORO" para ser o foco da Câmera, lembrando que a tecla de atalho para DEFINIR NOME é CTRL+F3, conforme ilustramos abaixo:


Entendendo o nome que estamos criando..... 

Fórmula do nome:  =DESLOC('IMAGENS SEMAFORO'!$F$6;0;SEMAFORO!$D$6;1;1)

Notem que informamos para a função DESLOC 5 argumentos, destacados com cores diferentes, e detalhados um a um na ordem que se apresentam:

  • 'IMAGENS SEMAFORO'!$F$6  -Célula base para o início do deslocamento
  • 0 - Número de linhas que desejamos deslocar (NENHUMA)
  • SEMAFORO!$D$6 - Número de colunas que desejamos deslocar (varia conforme a referência)
  • 1;1 - A referencia resultante terá UMA LINHA e UMA COLUNA (ou seja, apontamos UMA CÉLULA)

Normalmente, quando criamos um nome, definimos claramente uma célula ou intervalo. Chamo isso de nomes absolutos. No nosso caso, queremos que o nosso nome aponte uma célula que poderá variar conforme a o valor da célula de referência. Consultem a Videoaula Excel: Descobrindo a função DESLOC para entender melhor a função DESLOC, mas, para nosso artigo, basta que entendamos que:


  • EM RELAÇÃO À CÉLULA F6 (CÉLULA BASE) DA PLANILHA DE IMAGENS...
    • SE REFERÊNCIA=1, desloque 1 coluna para a direita, nenhuma linha, apontando para a célula que possui o sinal VERDE
    • SE REFERÊNCIA=2, desloque 2 colunas para a direita, nenhuma linha, apontando para a célula que possui o sinal AMARELO
    • SE REFERÊNCIA=3, desloque 3 colunas para a direita, nenhuma linha, apontando para a célula que possui o sinal VERMELHO
    • SE REFERÊNCIA=N (zero ou qualquer valor inteiro diferente de 1,2 e 3) , desloque N colunas para a direita, nenhuma linha, apontando para a célula que não possui qualquer imagem

Passo 4 - Amarre o objeto Câmera ao nome SEMÁFORO

Por fim, selecione o objeto Câmera e, na barra de fórmulas, digite "=SEMAFORO" e dê ENTER.


Pronto. A partir de agora a câmera irá apresentar a imagem referente ao estado desejado. Se escolhermos VERDE, a referência será 1 e a primeira imagem será exibida. Se escolhermos AMARELO, a referência será 2 e a segunda imagem será exibida. Se escolhermos VERMELHO, a referência será 3 e a terceira imagem será exibida. Se escolhermos DESLIGADO, a referência será 4 e será exibida uma célula sem imagem.





   



Espero que vocês consigam, quando precisarem, copiar este exemplo e adaptá-lo às suas necessidades. O princípio desse reaproveitamento está na nossa célula REFERÊNCIA. Coloque ali a fórmula que você desejar, desde que o valor resultante seja 1, 2,3 ou 4.

Para baixar o modelo pronto CLIQUE AQUI.

Leiam também outros artigos em NOSSO BLOG.


Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Contem conosco!
Agosto/2014

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World
Google+  +gilberto gomes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe