quinta-feira, 28 de abril de 2016

Excel: Utilizando Linha do Tempo


Em versões anteriores do Microsoft Excel, pode-se utilizar filtros de relatório para filtrar dados numa Tabela Dinâmica, mas não é fácil ver o estado de filtragem atual quando filtra vários itens. A partir do Microsoft Excel 2013, temos, a opção de segmentação de dados, o recurso LINHA DO TEMPO, para filtragens. A linha do tempo fornece botões interativos onde podemos clicar para filtrar datas numa Tabela Dinâmica. .

Uma linha do tempo simplifica a comparação de seus dados da Tabela Dinâmica ou Gráfico Dinâmico em diferentes períodos. Em vez de agrupar por datas, agora você pode simplesmente filtrar as datas interativamente ou mover-se pelos dados em períodos sequenciais, como rolar pelo desempenho mês a mês, com apenas um clique.

Inserindo uma linha do tempo em uma tabela dinâmica

Utilizaremos, neste exercício, o mesmo arquivo utilizado no capítulo sobre SEGMENTAÇÃO DE DADOS. Podemos notar, pela ilustração abaixo, que nossa planilha possui alguns gráficos, algumas segmentações de dados e uma tabela dinâmica. Para inserirmos nosso objeto linha do tempo, devemos selecionar qualquer célula da tabela dinâmica, no nosso exemplo está selecionada a I15, e, em seguida, utilizamos o menu INSERIR -> LINHA DO TEMPO:



O Excel abrirá uma caixa"Inserir Linha do Tempo", onde listará todas as colunas do tipo DATA, presentes na otigem de dados da tabela dinâmica:


Neste exercício selecionamos a coluna DATA e clicamos OK:


Um objeto Linha do Tempo foi inserido na planilha. Ele pode ser movido e redimensionado livremente, como fizemos na ilustração acima.

Utilizando a linha do tempo

A utilização da linha do tempo não poderia ser mais simples, bastando clicar no elemento desejado para que seja aplicado o filtro. No exemplo abaixo, selecionamos o ano de 2009, e notamos o valor do Total Geral de 2009:


Em seguida, selecionamos o ano de 2010, e notamos a diferença:.



Podemos selecionar por faixas, bastando clicar e arrastar o mouse sobre os elementos desejados:



As linhas do tempo podem filtrar por alguns agrupamentos diferentes:  ANOS, TRIMESTRES, MESES  e DIAS, conforme abaixo:


Na ilustração abaixo, escolhemos o agrupamento por MESES e selecionamos de MARÇO a MAIO de 2009:

Na ilustração abaixo, escolhemos o agrupamento por DIAS e selecionamos de 01/03/2009 a 03/03/2009:


Abaixo, temos a visão geral da nossa planilha, agora com a linha do tempo operacionalizada.


Se você desejar este arquivo pronto, basta solicitá-lo pelo email office.excelline@gmail.com , que enviamos rapidamente e sem custo.




Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.



Conheçam também nosso canal Excelline no Youtube.
Contem conosco!
Curta a nossa página

Abril/2016


GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe