segunda-feira, 30 de junho de 2014

Excel - Fórmula utilizando a função PROCV com referência absoluta

Há algumas semanas publicamos o artigo Funções Excel: Você sabe usar a função "ÍNDICE"?, onde estudamos a função ÍNDICE. Só para recapitular, essa função busca elementos em uma matríz quando sabemos, com exatidão, qual a linha e qual a coluna está o valor desejado.

Estudaremos neste artigo uma situação diferente. Teremos uma tabela de cargos e salários e, em uma outra planilha, desejamos informar o cargo em uma célula e obter automaticamente, em uma segunda célula, o valor do salário.





Nosso exercício consiste de uma pasta de trabalho com duas planilhas, uma primeira denominada FORMULÁRIO e a segunda denominada TABELAS. Os nomes são livres mas, para facilitar a compreensão, sigam esse padrão.

Criem a primeira planilha, ainda sem fórmulas, mas com os campos e as posições (endereçamentos) exatamente conforme a ilustração abaixo:


Você pode, opcionalmente, utilizar o recurso "Validação de Dados", discutido em nosso artigo EXCEL: VOCÊ SABE O QUE É E COMO UTILIZAR A "VALIDAÇÃO DE DADOS"? para escolher o cargo em uma lista.

Nosso objetivo é, após o preenchimento do CARGO, o SALÁRIO seja obtido consultando a tabela de CARGOS E SALÁRIOS, que deverá ser criada na planilha TABELAS conforme abaixo:


Agora que já temos nossas duas planilhas criadas, TABELAS e  FORMULÁRIO, vamos criar a fórmula para buscar o salário. Para isso precisamos entender a estrutura da função PROCV.

A função PROCV possui 4 argumentos, sendo obrigatórios os três primeiros. Vejamos abaixo:

=PROCV    (ELEMENTO_PROCURADO;
                     MATRIZ_DE_PESQUISA;
                     COLUNA;
                     TIPO_DE_PESQUISA)
     
No nosso exemplo, a função será construída conforme abaixo:

  • ELEMENTO_PROCURADO será o CARGO informado para o funcionário, no caso, a célula E5.
  • MATRIZ_DE_PESQUISA será a tabela de cargos e salários presente na planilha TABELAS
  • Estamos buscando o salário. Salário é a segunda COLUNA dentro da tabela de cargos e salários, posição 2 nas colunas.
  • TIPO_DE_PESQUISA será informado dizendo que a lista não está, obrigatoriamente, ordenada. Se informarmos FALSO neste argumento o Excel irá buscar com referência absoluta, ou seja, "somente retornará algum valor se o cargo for encontrado com exatidão, rigorosamente na mesma grafia".



Assim, nossa fórmula, que deverá ser digitada na célula I5, ficará da seguinte maneira:

=PROCV(E5;TABELAS!A3:B6;2;FALSO)

Pronto. Se alterarmos o cargo do funcionário e Excel se encarregará de buscar o salário correspondente na tabela de cargos e salários e, se alterarmos o valor do salário na tabela de origem,essa alteração será refletida automaticamente nas planilhas que a consultarem.



Para fazer o download do modelo utilizado, CLIQUE AQUI.


Veja também como utilizar a função PROCV efetuando pesquisas com referências relativas no artigo Excel - Fórmula utilizando a função PROCV com referência relativa.

Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Contem conosco!

Junho/2014

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe