quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Excel: Você conhece o Agrupamento de Dados?

O agrupamento de dados é um recurso muito útil e interessante, presente no Excel desde as primeiras versões é, até hoje, pouco explorado. Com o uso do agrupamento de dados criamos hierarquia entre as linhas e colunas, podendo simplificar, e muito, a geração de planilhas multiníveis. Assim, partindo de uma planilha extensa podemos, atender a diversos públicos, cada um com seu nível de informação, da mais completa à mais sucinta, sem a necessidade de replicar partes da planilha ou fazer resumos em paralelo

Apresentaremos neste artigo, passo-a-passo, a definição e a correta utilização deste importante recurso do Microsoft Excel.

Entendendo nosso modelo 

Temos abaixo uma planilha que retrata RECEITAS e DESPESAS, mês a mês, sub-totalizada por semestre e totalizada no ano. As RECEITAS  e as DESPESAS são subdivididas em EXTRAS e FIXAS, tendo um total para as RECEITAS e outro para as DESPESAS. O RESULTADO MENSAL é igual a RECEITAS - DESPESAS. Vejam abaixo:


Os quadrantes destacados em vermelho, veja abaixo, são células onde os valores serão digitados, todas as demais são fórmulas.


Entendendo a hierarquia do modelo

Como podemos ver nas ilustrações abaixo, analisando as colunas, temos duas colunas para as receitas (EXTRAS e FIXAS) que são totalizadas na coluna seguinte, TOTAL RECEITAS. Temos também duas colunas para as despesas (EXTRAS e FIXAS) que são totalizadas na coluna seguinte, TOTAL DESPESAS. Estes dois totais, RECEITAS E DESPESAS, também sã totalizadas em outra célula, a de RESULTADO MENSAL.

 

Continuando, podemos então afirmar que encontramos 3 AGRUPAMENTOS lógicos:

  • As duas colunas de receitas (extras e fixas) podem ser agrupadas no TOTAL RECEITAS
  • As duas colunas de despesas (extras e fixas) podem ser agrupadas no TOTAL DESPESAS
  • As colunas TOTAL RECEITAS e TOTAL DESPESAS podem ser agrupadas no RESULTADO MENSAL.


O mesmo raciocínio se repete quando analisamos as linhas e podemos então afirmar que também nas linhas encontramos 3 AGRUPAMENTOS lógicos:

  • Os meses de janeiro a junho podem ser agrupados no 1º Semestre
  • Os meses de julho a dezembro podem ser agrupados no 2º Semestre
  • Os dois semestres podem ser agrupados no ANUAL

 

Transformando os agrupamentos "Lógicos" em agrupamentos "Físicos"

Agora que já analisamos a planilha e identificamos nossos agrupamentos lógicos, iremos defini-los, efetivamente, para que o Excel passe a entender e a exibir respeitando essa hierarquia.

Quando definimos agrupamentos, precisamos agrupar do menor grupo para o maior, de dentro pra fora. Então, sigamos os seguintes passos:

1 - Selecionemos as colunas C:D (C até D), e, em seguida, menu DADOS/AGRUPAR / AGRUPAR


O primeiro grupo foi criado. Notem, pela ilustração abaixo, destacados em amarelo, que o Excel colocou na parte superior da planilha, logo acima das duas colunas agrupadas, um traço finalizando sobre a coluna de TOTAL. No final da linha há um botão com o sinal (-). Se clicarmos nesse botão, as duas colunas do grupo serão ocultas, sendo exibido apenas o total. Se ocultarmos as colunas, o sinal (-) se transformará no sinal(+), indicando a possibilidade de voltar a expandir o grupo.

Como criamos, até o momento, apenas um grupo, temos na planilha DOIS NÍVEIS hierárquicos distintos:

  • NÍVEL 1, que é considerando a retração dos grupos, ocultando as colunas
  • NÍVEL 2, tabela completamente expandida.
A escolha do nível também pode ser feita pelos botões 1 e 2 presentes agora na parte superior esquerda da planilha.



Seguindo esse mesmo raciocínio, vamos agrupar as despesas, colunas F e G.

Notem abaixo que agora temos dois grupos distintos. Ambos com as características descritas anteriormente.

Agora, selecionemos as colunas C:H, colunas que formam o RESULTADO MENSAL (todas as colunas de receitas e todas as colunas de despesas).  Mandemos agrupar novamente.

Notem que temos agora um novo nível, pois temos um grupo maior, que possui outros grupos dentro dele.


Repitamos o raciocínio para as linhas, agrupando fisicamente os meses de janeiro a junho (linhas 6:11),
em seguida os meses de julho a dezembro (linhas 13:13) e, por fim, o maior grupo (linhas 6:19).

 

Temos agora nossa planilha com 3 níveis hierárquicos nas colunas e 3 níveis hierárquicos nas linhas, conforme vemos na ilustração abaixo:

 


Cliquem nos botões de nível, fechem e abram grupos e vejam como o Excel consegue ocultar/exibir a informação conforme o nível que desejarmos.

 


Outra característica importante é que a planilha será impressa respeitando o agrupamento. Deste modo, podemos facilmente escolher como a planilha será impressa, se completa (nível 3), se parcial (nível 2) ou se apenas o resultado, nível 1.


Para limpar esses agrupamentos podemos desagrupar grupo a grupo ou, mais rápido, "limpar estrutura de tópicos" conforme ilustrado abaixo:




Para fazer o download do modelo utilizado, CLIQUE AQUI.



Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

No artigo "Excel: Utilizando Subtotais" você poderá explorar um pouco mais o conceito de agrupamento de dados.


Conheçam também nosso canal Excelline no Youtube.
Contem conosco!

Agosto/2014


GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe