sábado, 13 de setembro de 2014

Excel: Demonstrar resultados diretamente no Mapa? Dinamicamente? Em Excel? e sem macros???? Sim!

"Que tal ter em sua planilha um mapa que pinte cada estado em uma cor diferente dependendo de uma nota qualquer? " É possível. Aprenda como!

Um dos recursos que mais gostamos, quando analisamos ferramentas de apresentação de resultados, é a possibilidade de termos mapas dinâmicos, do tipo que colore cada uma de suas divisões com uma cor diferente, dependendo do valor em questão. É possível fazer isso em Excel! 

Criamos, e está disponível para download neste artigo, um exemplo disso. Elaboramos um mapa do Brasil, com todos os seus estados individualizados e a possibilidade de pontuá-los, e, por consequência, obter uma cor diferente para cada pontuação. Não é o que se pode dizer de uma atividade simples de ser feita em Excel, mas, o grande trabalho nós já fizemos. Você pode baixar, estudar, entender, e utilizar livremente em suas planilhas ou como ponte de partida para quaisquer outras aplicações do gênero.



Primeiramente gostaríamos de citar que todo o conteúdo utilizado para a montagem deste artigo já foi discutido anteriormente nos artigos abaixo, não tendo qualquer novidade em matéria de conteúdo. Exploramos aqui apenas a técnica.


CLIQUE AQUI para baixar os arquivos dos mapas. 


Organização do modelo

Apresentaremos abaixo a organização lógica de nosso modelo, assim, acreditamos que ficará mais simples o entendimento.

Planilha ESTADOS_NIVEIS_IMAGENS

O primeiro passo na criação do nosso mapa, considerando que queremos dar a ele a funcionalidade de pintar cada estado em uma cor diferente, dependendo de uma "nota" que irá variar de ZERO a TRÊS, é a inserção de todas as imagens possíveis no arquivo, organizadas de uma forma que possamos pesquisá-las utilizando a câmera. Abaixo podemos ver que foram organizadas com os ESTADOS nas linhas e, na frente de cada estado, suas QUATRO imagens possíveis, devidamente classificadas. As duas últimas colunas, REGIÃO e EXIBIR REGIÃO foram utilizadas para agrupar os estados e mostrá-los ou não, também dependendo de um critério que será discutido adiante. Notem que cada imagem esta rigorosamente dentro de uma célula, não havendo sobreposições.


Os estados foram obtidos conforme demonstrado no artigo "Variedades: Website "EDITOR by pixlr.com".



Planilha REGIOES

Na planilha "REGIOES" as imagens dos estados foram reunidas em grupos, cada grupo com os estados de uma região brasileira. 


Também nessa planilha colocamos uma pequena tabela, notem no topo da ilustração, onde sabemos se devemos ou não exibir a região no mapa final. Assim teremos condições de ocultar algumas regiões no momento da análise.



Cada estado foi criado individualmente utilizando um objeto Câmera. A origem da imagem de cada câmera é um nome definido com uma região volátil, para permitir que a cada situação o nome aponte para uma imagem diferente. Para cada estado possuímos, então, um nome definido. Este nome, para ser volátil, utiliza a função DESLOC, conforme explicado no artigo "Videoaula Excel: Descobrindo a função DESLOC".

Então, notem abaixo que a câmera que aponta para o estado de SÃO PAULO está marcada. Na barra de fórmulas vemos que a origem da imagem da câmera é o nome IMAGEM_SP.


O nome IMAGEM_SP está definido com a seguinte fórmula:

=DESLOC(ESTADOS_NIVEIS_IMAGENS!$B$1;CORRESP('ANALISE '!$B$34;ESTADOS_NIVEIS_IMAGENS!$A$2:$A$27;FALSO);'ANALISE '!$C$34;1;1)

Traduzindo a fórmula, ela desloca, partindo da célula B1 da planilha de estados:

  • Um número X de linhas, definido pelo uso da função CORRESP (descobrindo em qual linha está o estado em questão) 
  • Um número Y de colunas, definido pela nota que o estado recebeu, informado na posição C34 da planilha ANALISE
  • os dois últimos argumentos definem que a região final apontada pelo nome terá UMA LINHA  e UMA COLUNA



Assim como foi feito com o estado de São Paulo, fizemos com os demais estados da região Sudeste.

Em seguida as imagens foram encaixadas visualmente e, ao final, agrupadas para facilitar o trabalho de encaixe final no restante do mapa do Brasil.


Agora podemos mover toda a região sem que corramos o risco de provocar algum desalinhamento.

Assim como foi feito com o estado de São Paulo e em seguida com a região Sudeste, fizemos para todos os outros estados do Brasil e suas devidas regiões.


Ao final da confecção da planilha REGIOES, inserimos CINCO novas câmeras, uma para cada região do Brasil, apontamos cada câmera para a área onde a imagem da região foi colocada e as imagens foram alinhadas criando o mapa do Brasil.



Imagem do mapa do Brasil que será apontada, oportunamente, pela planilha ANALISE.

Planilha ANALISE

Esta planilha é a mais simples. Todo o "motor" do nosso artigo está nas planilhas anteriores. Nesta aqui, digitamos (ou carregamos os valores das pontuações dos estados por fórmulas, tanto faz) na tabela PONTUAÇÃO. 


O passo seguinte é alimentar a tabela que chamamos de EXIBIÇÃO. Ela carregará para cada estado os valores informados na tabela pontuação, ou, dependendo do que selecionarmos nas checkboxes com os nomes das regiões, objetos que utilizaremos para provocar a exibição ou não da região.

Cada checkbox está devidamente vinculada a uma célula, conforme ilustramos abaixo, e esta célula será utilizada na fórmula final na tabela EXIBIÇÃO.


Em seguida, pesquisamos na tabela ESTADOS_NIVEIS_IMAGENS, utilizando a função PROCV, se devemos o não exibir cada um dos estados. Se a resposta for verdadeira, a célula receberá o valor exato da pontuação, senão, atribuímos o valor 10.

Mas porque o valor 10 está sendo utilizado para ocultar o estado???

Notem, pela ilustração abaixo, que se deslocarmos 10 colunas, chegamos à uma célula vazia, logo, a imagem apresentada pela câmera será uma célula em branco, ocultando o estado.


Abaixo demonstramos que "desmarcamos" a região Nordeste. Por consequencia, lá na planilha ESTADOS os estados do Nordeste receberam um FALSO na coluna Exibir e, por consequencia, aqui na planilha ANALISE, o deslocamento será 10, ocultando-os. Ocultamos o valor 10, para melhorar a visualização, utilizando técnicas de formatação condicional.




Testando o modelo concluído

Agora, para validarmos o modelo, apresentamos abaixo algumas combinações. Primeiro, com todas as regiões exibidas:


Agora exibindo apenas as regiões SUL e NORTE.


E novamente com todas as regiões visíveis.

Esperamos que vocês tenham entendido e que consigam aplicar no seu dia-a-dia. Acreditamos que vocês conseguirão, mas, se preferirem, basta clicar aqui para baixar o arquivo pronto.


Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Leiam também outros artigos em NOSSO BLOG.

Contem conosco!


Curta a nossa página


Setembro/2014

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe