quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Variedades: Website "EDITOR by pixlr.com"


Ficamos muito contentes com a repercussão do artigo publicado na data de ontem, o "Excel: Demonstrar resultados diretamente no Mapa? Dinamicamente? Em Excel? e sem macros????", mas, algo em especial chamou-nos a atenção, o fato de inúmeros leitores perguntando como que conseguimos as imagens dos estados. 

Tantas foram as perguntas que optamos por divulgar, passo-a-passo, o que fizemos para criarmos cada uma das imagens dos estados. Sim, foi um pouco trabalhoso, mas quem quer, busca! Então, vamos lá! Conheçam agora um pouco do site EDITOR by pixlr.com .




Para a criação do artigo do mapa dinâmico, já que a cor de cada estado deveria variar conforme sua pontuação, quatro diferentes para cada estado, foi preciso criar 104 imagens diferentes (26 x 4).

Essas imagens precisam se encaixar perfeitamente. Não conseguimos encontrar nenhuma biblioteca com essas imagens prontas, portanto, partimos para a construção.



Utilizamos para essa finalidade um site free que atente facilitou, e muito, nosso trabalho. O site é o EDITOR by pixlr.com . 

Ilustraremos abaixo o passo-a-passo para a criação de uma das imagens que utilizamos em nosso referido artigo.


 Iniciamos os nossos trabalhos com um mapa do Brasil, completo e sem textos, que encontramos na WEB:



1 - Abra a imagem desejada. No site, solicitar a opção ABRIR IMAGEM que pode ser do computador ou de uma URL, tanto faz. No nosso caso, "DO COMPUTADOR"


2 - Escolhemos o arquivo da imagem e clicamos OK


 

3 - Para que as imagens se encaixem perfeitamente, respeitando rigorosamente seus contornos, é importante que limpemos o fundo. Para isso, a primeira coisa que precisamos fazer é individualizar as camadas. Abaixo podemos notar, contornado em amarelo, a presença de um cadeado. Isso indica que as camadas estão unidas. Com um duplo-clique no cadeado, as camadas estarão separadas e assim começa o nosso trabalho.



4 - Depois do duplo-clique no cadeado, notem que ele foi trocado por um símbolo de "check-box", informando que as camadas foram separadas.

5 - Agora, com o uso do elemento "varinha mágica" destacado abaixo, realizaremos as atividades de separação e criação de cada um dos estados, em todas as cores desejadas.


6 -  Uma vez que já clicamos na "varinha mágica", desejamos criar, primeiramente, uma imagem para o estado de Minas Gerais. Então, levamos o cursor do mouse para cima do estado MG e clicamos no centro do estado.


7 - Notem que apenas o estado de Minas Gerais foi selecionado.


8 - Agora vamos em EDITAR e em seguida COPIAR.


9 - O passo seguinte é ARQUIVO e NOVA IMAGEM


10 - No momento da criação da nova imagem, marcamos as duas checkboxes destacadas em amarelo abaixo, informando que a imagem receberá o estado que acaba de ser copiado e que seu fundo será transparente.


11 - Imagem criada. Note que somente o estado de minas gerais veio para a nova imagem.


Agora, como no nosso artigo tínhamos a necessidade de 4 cores diferentes para cada estado, os passos abaixo foram realizados 4 vezes para cada estado.

12 - Escolhemos a ferramenta "LATA DE TINTA"


13 - Clicamos no objeto destacado na ilustração abaixo com um círculo, e em seguida escolhemos a cor desejada.


14 - Em seguida, clicamos no centro da imagem e ela recebe a cor.


15 - Agora precisamos salvar a primeira imagem. ARQUIVO e em seguida SALVAR.


16 - Defina o nome e, muito importante, o formato precisa ser PNG, para que a transparência seja mantida. É importante para que as imagens possam se encaixar com perfeição.




Essa mesma atividade, então, foi realizada para cada um dos 26 estados em suas 4 cores desejadas.


A partir do momento em que os nossos estados estavam criados, partimos para a criação do artigo "Excel: Demonstrar resultados diretamente no Mapa? Dinamicamente? Em Excel? e sem macros????", ilustrado abaixo:





Esperamos que vocês tenham entendido e que consigam aplicar no seu dia-a-dia.

Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Leiam também outros artigos em NOSSO BLOG.

Contem conosco!


Curta a nossa página


Setembro/2014

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe